Hopper restaurado pronto para utilização

O vagão Hopper resgatado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em março de 2020 no pátio do Irajá, no Rio de Janeiro foi inteiramente recuperado pela equipe das oficinas de Cruzeiro. Fabricado pela Cobrasma em 1976 para a RFFSA, foi alocado na Superintendência Regional de Belo Horizonte – SR-2, sendo repassado no processo de concessão das ferrovias para concessionária do trecho até ser desativado, tendo diversos componentes removidos possivelmente para reemprego em outros vagões. Anos depois foi localizado e resgatado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Hopper, da maneira que foi encontrado no pátio do Irajá em março de 2020.

Após aguardar por algum tempo a oportunidade para ser recuperado, o mesmo foi desmontado, com remoção dos truques, aparelhos de choque-tração, engates, sistema de freio para passar por revisão completa. Cabe lembrar que diversos componentes estavam faltando, e foi necessário repor com peças do estoque da oficina.

Após a conclusão dos trabalhos mecânicos e reparos na caixa, o vagão recebeu uma nova pintura no padrão da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) e agora, junto com a locomotiva diesel-elétrica GE 45Ton está pronto para entrar em serviço nas obras de recuperação do trecho da ferrovia entre Cruzeiro e Passa Quatro. Sua função vai ser transportar e despejar o lastro ao longo da via, uma vez que este tipo de Hopper é adequado para tal tarefa; com sua grande capacidade, vai agilizar e muito a aplicação de lastro no trecho de ferrovia já recuperado e no que ainda será.

Fonte da informação e imagens: ABPF Sul de Minas

Para mais fotos acesse o link acima.

Nós da EU AMO TREM parabenizamos a todos os envolvidos pelo restauro do vagão e por todo o lindíssimo trabalho realizado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária)

Sempre terá espaço na EU AMO TREM para divulgações.

http://www.youtube.com/euamotrem

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

Para evitar problemas que já tivemos no passado, pedimos gentilmente que entre em contato conosco através do e-mail contato@euamotrem.com e encaminharemos o link do grupo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.