A empresa Rumo apresentou nesta sexta-feira (26) uma locomotiva em homenagem à Estrada de Ferro Araraquara, com pintura inspirada nos modelos da histórica EFA. A exibição ocorreu no pátio da Rumo, ao lado da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa).

Com uma pintura que remete aos modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960, a locomotiva (fabricada em 1999) passará a integrar a frota de mais de 1.200 locomotivas da companhia que operam em nove estados do País. Foram utilizados 50 litros de tinta na revitalização, com os serviços de pintura e acabamento se estendendo por 30 dias.

A locomotiva-tributo irá circular nas Malhas Norte e Paulista, que conectam o estado de Mato Grosso até o Porto de Santos, em um trecho com mais de 1.600 quilômetros de ferrovia.

“A locomotiva irá levar a cor grená, com o nome de Araraquara e o símbolo da EFA, para todo o estado de São Paulo e o Brasil. É um presente com uma simbologia muito forte. Nossa cidade e a identidade do nosso povo se desenvolveram com a ferrovia. Essa recuperação valoriza nossa história, nossa cultura e nossa identidade”, afirmou o prefeito Edinho, que esteve presente na apresentação.

A idealização do projeto foi de Luiz Fernando Milani, neto de ferroviário e técnico especializado da oficina de Araraquara. Ele atua na área desde 2001, realizando a manutenção e o reparo dos motores a diesel das locomotivas que operam na região. “Desde criança, eu visitava a estação de Araraquara com meu avô e meu tio, que eram ferroviários. Eu tinha um sonho de ver uma locomotiva que remetesse ao passado circulando para homenagear as famílias dos ferroviários e a população de Araraquara. Levei a ideia para meus colegas e todos abraçaram essa causa”, explicou Milani.

O gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino, falou sobre o histórico da locomotiva e o trabalho de repaginação. “Essa locomotiva é de 1999, comprada pela Ferronorte, e pertenceu à Ferronorte, à Brasil Ferrovias, à ALL [América Latina Logística] e agora está com a Rumo. É uma locomotiva que estava no trecho, operacional, mas que estava com a pintura antiga. A ideia foi fazer uma repaginação completa e aproveitar a semana de aniversário de 205 anos de Araraquara, a questão do orgulho e pertencimento do pessoal que trabalha na ferrovia e dos ex-ferroviários, e fazer uma homenagem à EFA”, disse o gerente.

O coordenador municipal de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, parabenizou a Rumo pela iniciativa. “É muito importante que a empresa promova, por meio de elementos simbólicos, como as cores e a recuperação visual, a recuperação da memória da cidade”, destacou.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Central do Estado de São Paulo e prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL); o coordenador de Relações Governamentais da Rumo, Marcelo Rodrigues; a secretária municipal de Comunicação, Priscila Luiz; e o presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo.

Desenvolvimento
Fundada em 1895, a EFA marcou gerações pela representatividade do modal no desenvolvimento dos municípios no transporte de cargas e passageiros. Foram pouco mais de 70 anos de existência e um legado que permitiu o desenvolvimento por cerca de 400 quilômetros de extensão no noroeste paulista até as margens do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.

Atual operadora da rede ferroviária que passa por Araraquara, a Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.

A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos da Rumo é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.
 

Veja também o vídeo da locomotiva

Fonte da informação e imagens: Prefeitura de Araraquara

http://www.youtube.com/euamotrem

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

Para evitar problemas que já tivemos no passado, pedimos gentilmente que entre em contato conosco através do e-mail contato@euamotrem.com e encaminharemos o link do grupo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.