Como parte da campanha do Maio Amarelo 2023, o objetivo é conscientizar e orientar comunidade sobre os riscos inerentes ao atravessar em passagens em nível

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou, nesta terça-feira (9/5), uma série de ações de fiscalização e educativas sobre pontos críticos de passagens em nível (PNs) em ferrovias do Paraná. O objetivo da iniciativa, integrante da campanha Maio Amarelo 2023, é conscientizar e orientar a comunidade sobre os riscos inerentes ao atravessar passagens em nível, que são cruzamentos entre uma ferrovia e uma rodovia ou uma via urbana que ocorrem em um mesmo nível.

Esse tipo de cruzamento é o maior causador de acidentes ferroviários, razão pela qual o momento de cruzamento exige atenção redobrada de motoristas, maquinistas e pedestres. A ANTT, Detran, Setran e a concessionária Rumo S.A. estão trabalhando em parceria na programação das ações, que visam divulgar boas práticas, instigar comportamentos adequados, respeito pelas medidas de segurança e verificar o estado das passagens em nível selecionadas.

Na programação deste primeiro dia (9/5), a ANTT fiscalizou, pela manhã, as passagens em nível a partir do Posto km 103,490 ao km 108, em Curitiba. De acordo com relatório da ANTT, 88% dos acidentes ferroviários da região ocorreram em razão de abalroamento nas passagens, entre 2019 e 2023. À tarde, a ANTT e demais órgãos parceiros realizaram uma ação educativa no cruzamento ferroviário da Rua Sebastião Marcos Luiz.

Segundo Daniel Santos, gerente de Fiscalização Ferroviária da ANTT, as ações educativas são voltadas para a segurança no trânsito e concentram-se, principalmente, na interseção entre as vias urbanas e as passagens em nível. “É importante passarmos uma mensagem para a comunidade, motoristas e pedestres para que observem a sinalização presente nas passagens em nível e minimizem os riscos de acidentes relacionados ao transporte de trens dentro da travessia urbana”, explicou Santos.

A concessionária Rumo é responsável por 56% das passagens em nível da malha ferroviária no Brasil, o que equivale a 6.800 passagens oficiais. De acordo com a concessionária, entre 2018 e 2023, 31% das colisões ocorreram em 30 passagens em nível localizadas entre Curitiba e Paranaguá. Com o aumento de 35% do volume transportado no período, houve um aumento proporcional na quantidade de acidentes.

No segundo dia da programação, nesta quarta-feira (10/5), a ação educativa vai ocorrer em Paranaguá, nos cruzamentos da Rua Paulo Canhola e da Avenida Roque Vermelha, no período vespertino, a partir das 14h.

No último dia, na quinta-feira (11/5), a partir das 8h, a iniciativa vai ocorrer nos trechos a partir do Pátio Dom Pedro II até o km 5, também em Paranaguá.

Dicas de segurança –

Motoristas:

– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando

– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)

– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.

– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:

– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.

– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.

– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.

– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.

Confira também o vídeo sobre segurança ferroviária no Canal ANTT no YouTube.

Maio Amarelo – A Campanha do Maio Amarelo é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de acidentes e óbitos no trânsito brasileiro.

A ANTT está participando com ações de fiscalização e educativas em todos os seus modos de transporte. Nesta semana, o foco é a conscientização e orientação no modo ferroviário.

Saiba mais sobre a campanha em: https://www.onsv.org.br/maioamarelo.

Serviço –

Terça-feira (9/5) – Curitiba

8h-12h: Fiscalização nas passagens em nível do trecho do Posto Km 103,490 ao Km 108.

14-18h: Ação educativa na passagem em nível da Rua Sebastião Marcos Luiz.

Quarta-feira (10/5) – Paranaguá

14h-18h: Ação educativa nas passagens em nível da Rua Paulo Canhola e Avenida Roque Vernalha.

Quinta-feira (11/5) – Paranaguá

8h-12h: Fiscalização nas passagens em nível do Trecho Pátio Dom Pedro II até o km 5.

Fonte da informação e imagem: GOV.BR

http://www.youtube.com/euamotrem

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

Para evitar problemas preencha nosso formulário de contato abaixo informando que deseja participar do grupo do WhatsApp

Caso queira entrar em contato conosco, preencha o formulário na página de contato (Clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *