O governo colombiano deu luz verde para o avanço de projetos ferroviários através de um decreto emitido pelos ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes. Esse decreto permite o progresso de iniciativas como o trem suburbano Regiotram de Occidente, avaliado em US$ 543 milhões.

A decisão dispensa tais projetos do processo de obtenção de licença ambiental, desde que utilizem energia limpa, especialmente trens elétricos, estejam conectados a sistemas de transporte de massa em áreas urbanas e percorram corredores ferroviários existentes, explicou a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, em uma coletiva de imprensa.

Embora esses projetos estejam isentos de licença ambiental, ainda estarão sujeitos a diretrizes de gestão ambiental.

O primeiro projeto a se beneficiar desse decreto será o Regiotram de Occidente, depois que a Agência Nacional de Licenciamento Ambiental (ANLA) negou sua licença no ano passado. Este projeto está sob responsabilidade do consórcio Férrea de Occidente.

Outros projetos que se enquadram nos critérios serão beneficiados pelo decreto, como o Regiotram del Norte, o trem Río e o trem Valle, além de iniciativas em Medellín, Cali e na savana de Bogotá.

O ministro dos Transportes, William Camargo, ressaltou que esses projetos promovem resiliência, adaptação às mudanças climáticas e reduzem as emissões de gases poluentes, contribuindo para uma transição energética e transporte mais eficiente.

Fonte da informação: BN Americas / Adaptação: Willian Sabião (ADM da EU AMO TREM)
Fonte da imagem: BN Americas

http://www.youtube.com/euamotrem

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

contatooficialeuamotrem@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *