<script type="text/javascript"> var infolinks_pid = 3426450; var infolinks_wsid = 0; </script> <script type="text/javascript" src="//resources.infolinks.com/js/infolinks_main.js"></script>
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entregou recentemente ao Supremo Tribunal Federal um novo traçado para a ferrovia Sinop-Miritituba, também conhecida como Ferrogrão. A ferrovia, com uma extensão de 930 km, visa facilitar o escoamento de produtos agrícolas, madeira e outros itens da região Norte até o porto de Miritituba, no Pará. O novo traçado proposto envolve ajustes no trecho dentro do estado do Pará, com os trilhos passando cerca de 50 km dentro do Parque Nacional do Jamanxin, mais próximos da rodovia BR-163, na faixa de domínio, sem interferir nas áreas demarcadas.
De acordo com a ANTT, o projeto não precisará cruzar terras indígenas, embora algumas áreas próximas ao Rio Tapajós, como Praia do Mangue e Praia do Índio, necessitem de consultas e compensações por estarem a menos de 10 km do ponto de chegada da ferrovia. Estudos apontam que cerca de 60% do trajeto da Ferrogrão atravessa áreas já desmatadas, e há um plano de compensação ambiental para reflorestar essas áreas com espécies nativas. Além disso, a construção da ferrovia pode reduzir em até 40% as emissões de gases de efeito estufa, o que representa uma diminuição de cerca de 3,4 milhões de toneladas de CO2 por ano, além de reduzir os custos de frete em 20% comparado ao uso de caminhões pela BR-163 ou ferrovias já existentes.
A proposta de utilizar a faixa de domínio da BR-163 será discutida em uma audiência com o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A expectativa é que essa mudança possa resolver as questões legais que paralisaram o projeto e que o aumento de recursos para compensações socioambientais atenda às preocupações das partes envolvidas. Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o leilão para a construção da ferrovia poderá ocorrer no próximo ano, após a resolução das questões jurídicas e a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).
Fonte da inforamação e imagem: Site Só Notícias
http://www.youtube.com/euamotrem
http://www.instagram.com/euamotrem
Página: http://www.facebook.com/euamotrem
Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem
contatooficialeuamotrem@gmail.com
#rafaelbulcaoeterno
Acesse os canais do nosso querido Rafael Bulcão!
RailCam Brasil – Ferrovia
Trains of Brazil