O governo de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A autorização foi formalizada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado.
A concessão incluirá a operação de 29 estações, entre elas o serviço Expresso Aeroporto, que realiza a ligação entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a cidade de São Paulo. O contrato será firmado com a empresa vencedora do processo licitatório e terá validade de 25 anos.
Atualmente, a operação de outras linhas na cidade, como as 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, e as 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem, já é realizada por empresas privadas. Contudo, essas concessões enfrentam críticas devido a falhas recorrentes, como atrasos e descarrilamentos. Em 2023, a ViaMobilidade, responsável pelas linhas 8 e 9, foi condenada a pagar uma multa de R$ 150 milhões por prejuízos materiais e danos coletivos.
Tarcísio é um apoiador do modelo de parcerias público-privadas e, em seu mandato, conduz o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que busca transferir serviços públicos ao setor privado. O decreto ressalta que a iniciativa permitirá ao estado focar recursos e esforços em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública.
Fonte da informação: IstoÉ
http://www.youtube.com/euamotrem
http://www.instagram.com/euamotrem
Página: http://www.facebook.com/euamotrem
Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem
contato@euamotrem.com
#rafaelbulcaoeterno
Acesse os canais do nosso querido Rafael Bulcão!
RailCam Brasil – Ferrovia
Trains of Brazil