Na última quinta-feira (7 de agosto de 2025), o governo do Rio Grande do Sul anunciou uma iniciativa pioneira: a construção de uma ferrovia de passageiros 100% financiada pela iniciativa privada, no valor estimado de R$ 4,5 bilhões, com concessão válida por 99 anos. O projeto, liderado pela empresa SulTrens, promete conectar Porto Alegre a Gramado em apenas uma hora de viagem.
O trajeto, que terá cerca de 84 km e percorrerá 19 municípios (com influência em 22), incluirá infraestrutura complexa como 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos – incluindo uma travessia elevada sobre a Freeway (BR-290) – e nove túneis. As plataformas de embarque serão estrategicamente localizadas próximas ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
Durante o período de execução das obras e operação da ferrovia, a expectativa é gerar cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos. A proposta também prevê o uso de trens híbridos (movidos a eletricidade e diesel), o que contribuirá para a redução de emissões de CO₂ e para oferecer uma alternativa mais segura e sustentável ao transporte rodoviário.
Com pareceres jurídicos e técnicos favoráveis da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o plano agora avança para as fases de licenciamento ambiental, captação de investidores e detalhamento executivo. A previsão é que as obras comecem até 2028, com o início das operações comerciais estimado para 2032.
Fonte da informação e imagens: G1


http://www.youtube.com/euamotrem

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

[email protected]
#rafaelbulcaoeterno

Acesse os canais do nosso querido Rafael Bulcão!
RailCam Brasil – Ferrovia
Trains of Brazil