A partir desta terça-feira (20/08), a CPTM implementa duas novas centrais de monitoramento, uma focada em estações e outra em ativos, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a confiabilidade das operações. As centrais estarão em funcionamento 24 horas por dia no Centro de Controle Operacional, localizado na Estação Brás, ocupando a área antes destinada aos sistemas das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A Central de Monitoramento de Estações (CME) será responsável por coordenar diversas funções de apoio às equipes de circulação, incluindo o acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PCDs) que necessitam de assistência para embarque e desembarque. Essa central permitirá identificar a localização desses passageiros e oferecer a assistência necessária de forma eficaz.

Além disso, a CME será encarregada de alinhar estratégias operacionais de fluxo e de fornecer informações através de avisos públicos e painéis de comunicação visual. Também será responsável pela integração com outros centros operacionais, como o CCO, CIM, CMA e CMS.

“A CME será um importante recurso de suporte às equipes que atuam nas estações, ampliando a comunicação e a capacidade de apoio aos passageiros, por meio do monitoramento abrangente realizado pela central”, destaca Joanito Jerônimo Ferreira, gerente de Estações e Serviços.

Por outro lado, a Central de Monitoramento de Ativos (CMA) terá a função de monitorar dados e comportamentos dos ativos operacionais da companhia, oferecendo subsídios para a tomada de decisões baseadas em critérios de risco, custo e desempenho. As equipes de manutenção da CMA irão interagir com as equipes do CIM, do campo e do CCO, otimizando as estratégias para garantir a máxima disponibilidade dos ativos. No momento, o CMA conta com postos dedicados a Material Rodante e Rede Aérea, com planos de expansão para outras áreas como Elevadores e Escadas Rolantes, abastecimento de água, alarmes, climatização e monitoramento de salas técnicas.

“O monitoramento contínuo realizado pelo CMA é essencial para melhorar a interação entre manutenção e operação, facilitando a definição de estratégias e economizando recursos. Esses métodos já demonstraram ser eficazes na prevenção de falhas que poderiam impactar a circulação dos trens”, explica Fábio Abud, gerente de Manutenção de Material Rodante e Oficinas.

“Nosso compromisso é buscar as melhores soluções técnicas para antecipar estratégias operacionais e garantir a qualidade do serviço prestado, contribuindo para uma jornada mais eficiente e segura para os passageiros e promovendo a mobilidade urbana”, conclui Ana Caroline de Faria Eduardo Borges, presidente da CPTM.

Fonte da informação: CPTM
Foto: Willian Sabião (ADM da página EU AMO TREM)

http://www.instagram.com/euamotrem

Página: http://www.facebook.com/euamotrem

Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem

contatooficialeuamotrem@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *