A ANTT autorizou a Cedro Participações a construir o Ramal Ferroviário Serra Azul, um projeto de 26 km que visa aliviar o tráfego pesado da BR-381, uma rodovia movimentada e com altos índices de acidentes, especialmente na área de Serra Azul. Este novo ramal ferroviário ligará Mateus Leme e São Joaquim de Bicas à linha principal da Malha Regional Sudeste, que facilita o transporte de minério de ferro de Minas Gerais para o Rio de Janeiro e exportação.
A ferrovia permitirá substituir cerca de 5 mil caminhões diários, reduzindo o fluxo de veículos pesados na BR-381 e diminuindo o risco de acidentes e o desgaste da rodovia. A operação será feita com cinco trens, cada um com 132 vagões, o que equivale a retirar 570 caminhões da estrada por trem. Essa alternativa contribui para uma logística mais segura, eficiente e sustentável, além de diminuir as emissões de dióxido de carbono, atendendo às metas de sustentabilidade.
O projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e beneficiando a cadeia produtiva de minério de ferro com custos de transporte reduzidos e maior eficiência logística. Eduardo Couto, vice-presidente do Grupo Cedro, enfatiza que o ramal representa um avanço em segurança e contribui para a preservação ambiental.
Apesar da aprovação da ANTT, a MRS Logística contestou o projeto, buscando mais tempo para exercer o direito de preferência no ramal, mas a ANTT rejeitou a solicitação. A Cedro Participações reforça que a autorização está mantida e publicada no Diário Oficial, permitindo o andamento do projeto, que traz benefícios econômicos, ambientais e de segurança para a região.
Fonte da informação e imagem: Novo Jornal
http://www.youtube.com/euamotrem
http://www.instagram.com/euamotrem
Página: http://www.facebook.com/euamotrem
Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem
contato@euamotrem.com
#rafaelbulcaoeterno
Acesse os canais do nosso querido Rafael Bulcão!
RailCam Brasil – Ferrovia
Trains of Brazil