A MRS Logística S/A tem cumprido seu compromisso de realização de importantes obras desde a renovação do contrato de concessão da Malha Sudeste (MG/RJ/SP) em 2022. No primeiro ano do contrato, foram concluídos 16 investimentos obrigatórios conforme estipulado, abrangendo a instalação de seis cancelas automáticas, quatro passagens em nível, dois pontos de parada, duas obras de vedação da ferrovia, a construção do novo pátio de Santos e uma obra de sinalização.
Essas intervenções foram direcionadas para resolver questões urbanas, como em Barra Mansa (RJ), onde o número de acidentes diminuiu de 3, entre janeiro e julho de 2023, para 0, após a implementação das sinalizações, entre agosto de 2023 e janeiro de 2024. Além disso, houve um aumento significativo na produtividade e na capacidade de acesso ferroviário ao porto de Santos, com redução no tempo de viagem de 3 horas e 17 minutos para 2 horas e 20 minutos na margem direita (queda de 29%) e de 4 horas e 13 minutos para 4 horas e seis minutos na margem esquerda (redução de 3%) de 2022 para 2023.
Durante o primeiro ano de concessão, a ANTT registrou uma redução de 92% no número de irregularidades apontadas durante as inspeções da Agência, realizando oito visitas técnicas no período.
Em relação às obras planejadas para o segundo ano de concessão, já foi concluída uma passagem de nível em Barra do Piraí (RJ), com previsão de entrega de uma nova cancela automática no próximo mês. O restante das obras está programado para ser entregue até julho, abrangendo os três estados pelos quais a ferrovia passa.
Para os próximos anos, os desafios incluem um volume maior de obras e intervenções de maior complexidade. Estão previstas mais de 280 intervenções, incluindo a drenagem de Santos, construção de viadutos e passarelas, remodelação da Baixada, entre outras. Dependendo da complexidade e do envolvimento de terceiros, pode ser necessária a solicitação de reequilíbrio contratual e ajuste no cronograma.
A ANTT, por meio da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), acompanha de perto o desenvolvimento e a execução do contrato, fiscalizando a prestação de serviços e a utilização da infraestrutura ferroviária de carga e passageiros, garantindo o cumprimento das normas e dos contratos de concessão.
A expectativa é que a MRS conclua 80% de todos os projetos e obras previstos no contrato nos primeiros 4 anos de concessão.
Fonte da informação: ANTT
Adaptação do texto: Willian Sabião (ADM EU AMO TREM)
Foto: Willian Sabião (ADM EU AMO TREM)
http://www.instagram.com/euamotrem
Página: http://www.facebook.com/euamotrem
Grupo: http://www.facebook.com/gruop/euamotrem
contatooficialeuamotrem@gmail.com